Mulher, é possível uma conexão maior com o seu Ser, através da atenção aos processos vividos em seu corpo no climatério.
- anateresamendes5
- 1 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Aos 25 anos eu já era mãe. Meu corpo havia se transformado pela gravidez. Além das mudanças físicas, a interna foi muito mais impactante. Transformou minha maneira de estar no mundo e de sentir a minha existência.
Se as transformações geradas pela maternidade, são associadas ao processo de desenvolvimento e vêm junto a muitos ganhos para quem deseja ser mãe, aquelas trazidas pelo climatério, provocam sensações e sentimentos inquietantes. Este é um período culturalmente relacionado a perdas.
O filósofo Merleau-Ponty afirma que é possível encontrar a existência, por meio do entendimento dos processos vividos pelo corpo. Que pode ser um encontro com nosso Ser. Creio nisso. Cada uma das transições vividas por nós mulheres, oferece a oportunidade de enxergar um pouco mais profundamente a nossa condição humana.
Enfrentar o climatério com a percepção de que o corpo está mudando, perdendo funções fisiológicas, com alterações diversas e com a beleza física sendo transformada, pode desestabilizar as mulheres, levando-as a percepção de deterioração, como se fossem resumidas a um corpo-carne, que precisa ser consertado.
É preciso ir além, com um movimento pessoal de ampliação da autopercepção. Buscar em si, um olhar que não se cristalize no corpo-carne, e que avance para a percepção do ser complexo que somos, rico em possibilidades.
Minha experiência interna é minha guia. É através de um corpo, também histórico, geográfico e afetivo, que a alcanço. Que acesso minhas boas novas e meus mal-estares. Minhas alegrias e meus medos. O sagrado e a minha fé.
Conectar com a minha experiência presente e experienciá-la, para depois refletir e colocá-la em perspectiva, me ajuda a avaliar com mais clareza o sentido de tudo para mim. Tem sido também, motivador e fonte de crescimento e aprendizado.
Envelhecer traz desconfortos, é desafiador, mas é uma experiência que vale a pena ser vivida. Haverá um dia em tua vida que perceberas que o envelhecimento é tua companhia desde sempre, apenas você não percebia. Como só te trazia ganhos, você chamava de desenvolvimento. Agora, que tal aceitar essa companhia ilustre e conversar com ela, para encontrar uma boa maneira de viver bem e em paz?
Texto escrito em abril/2024.

Σχόλια